segunda-feira, 1 de junho de 2009

JOHREI, ENERGIA DO NOVO MILÊNIO

“O Johrei é a transmissão da energia cósmica para aumentar a força natural de recuperação de cada um e, assim, eliminar impurezas e ganhar verdadeira saúde. Para os espiritualistas, johrei também é amor de DEUS. É luz que penetra na alma”. TETSUO WATANABE, atual Líder Mundial do Movimento MOKITI OKADA.

As TERAPIAS HOLÍSTICAS, e entre elas o JOHREI, não são mais encaradas simples¬mente como métodos alternativos de cura. Perceber que o ser humano é muito mais do que a complexa aparelhagem que faz nossos corpos funcionarem é, hoje, condição indispensável para encontrarmos soluções apropriadas para mu¬dar nosso planeta. E, talvez, mais do que isso, salvá-lo da condição crítica em que nós mesmos o colocamos ao agredir a natureza de forma tão impiedosa.
Não é mais possível tentar curar nossos males simplesmente nos enchendo de remédios e tratando os sintomas, e isso vale em todos os níveis. Um indicativo de que as coisas estão mudando pode ser percebido pelo fato de que a própria Organização Mundial de Saúde, órgão oficial da ONU, a partir do ano 2000, ampliou a definição do que é saúde, incluindo mais uma condição: a espiritualidade. Nos EUA, o presidente Bill Clinton destinou uma verba fantástica no orça¬mento da União para o desenvolvimento de pesquisas sobre a espiritualidade, o poder das orações e a forma como essas questões afetam nossas vidas. Os estu¬dos científicos estão se aproximando inexoravelmente dos estudos espirituais pela razão muito simples e milenar de que os seres humanos não são compostos apenas de matéria, e que energias ainda desconhecidas têm uma influência fun¬damental em nosso desenvolvimento.
O Movimento Mokiti Okada vem se destacando nessa caminhada em busca da união de conceitos de espiritualidade e teorias científicas, especialmente por meio das pesquisas científicas e da aplicação dos princípios do Johrei, uma terapia energética que vem ganhando cada vez mais destaque em todo o planeta. Mokiti Okada, o fundador do movimento, sempre defendeu a noção de que o ser humano é, essencialmente, essa união de espírito com matéria, e é impossível tentar separar as duas coisas ou tentar entender e definir a humanidade apenas baseando-se em um desses aspectos em detrimento do outro. A forma de encontrar a saúde e, portanto, também a felicidade do ser humano, é tratá-lo como um ser composto por esses dois aspectos.
Entender essa complexidade humana é compreender também que nossa união harmoniosa com o meio em que vivemos é parte essencial da busca da felicidade e da saúde. Qualquer agressão à natureza que nos sustenta é uma violação direta a nós mesmos, e não apenas a nosso aspecto material, uma vez que o equilíbrio diz respeito à totalidade das coisas, e não a aspectos isolados do todo.

UMA MUDANÇA DE PARADIGMA PARA O SÉCULO 21

Um dos indicativos de que finalmente está surgindo um novo tempo de mudança é o aumento crescente de pessoas que se voltam para as práticas holísticas como caminho de encontrar a solução definitiva. A ciência de ponta tem comprovado em diversas pesquisas a existência de energias invisíveis que alteram de modo surpreendente situações, até então, irreversíveis. Na Inglaterra, o conceito de spiritual healing” (terapia espiritual) não é novo, sendo até aceito por alguns seguros de saúde.

Muito antes de tudo isso começar a acontecer, surgiu o Johrei.
As pesquisas científicas são inequívocas: o johrei - ato de transferir energia através das mãos praticado pela Igreja Messiânica Mundial - não é apenas um modismo, mas um tratamento com resultados positivos comprovados em laboratório. Mais que isso, é possível que num futuro próximo o johrei esteja entre os tratamentos mais utilizados no mundo, e não são poucos os pesquisadores que o vêem como a base da medicina do século XXI. Esse tipo de aplicação de energia resgata o pensamento científico que vê a medicina como uma forma de pensar o ser humano como um todo. Tal postura já existia na antiga Grécia, quando a saúde do ser humano era vista como algo intrinsecamente ligado à natureza e considerando a totalidade da pessoa, representada pela trilogia alma-mente-corpo.
É um pensamento que também permeia a medicina oriental, que jamais separou a mento do corpo físico, vendo o ser humano como uma ‘massa de energia’. Assim, as doenças são encaradas como uma forma de desequilíbrio dessa massa de energia e, portanto, a maneira de recuperar a saúde é obtendo o reequilíbrio, que é exatamente como atua também a ACUPUNTURA – uma prática já reconhecida em quase todo o mundo. Essa medicina trabalha também e principalmente com a noção do fluir de energia, ou de campos energéticos, conhecido há milhares de anos pela mais variadas cultura, sob diferentes nomes: na China, é CHI ou TI; na Índia, é PRANA; no Japão, KI.

TRATAMENTO TOTAL

A palavra grega HOLOS, que significa ‘total ou tudo’, é a origem da palavra inglesa HEALTH, que significa ‘saúde’. Não é por acaso que o mundo ocidental retorna, agora, à medicina e aos tratamentos chamados holísticos, que observam o ser humano em sua totalidade, pois tem se tornado nítida a capacidade curativa dos tratamentos baseados nesse ponto de vista que unifica o ser humano.
A visão sobre as chamadas terapias alternativas ou holísticas mudou tanto nos últimos anos que o Instituto Nacional de Saúde (NIH, National Institute of Health), em Washington, EUA, criou um departamento voltado exclusivamente para o estudo das abordagens holísticas e energéticas como complemento em tratamentos médicos con¬vencionais. E estamos falando de uma das instituições de pesquisa médica de maior prestígio no mundo.

QUEM ELABOROU O MÉTODO

O método de aplicação da energia johrei foi elaborado pelo grande filósofo japonês MOKITI OKADA chamado respeitosamente por seus seguidores de MEISHU-SAMA, SENHOR DA LUZ, entre os anos de 1931 e 1936, portanto há mais de seis décadas e desenvolveu-se inicialmente no Japão. Hoje em dia já é praticado por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

SOBRE O MÉTODO

O método pode ser aplicado em qualquer lugar, desde que haja condições para concentração e relaxamento. Normalmente, quem deseja receber o método, procura pelos Johrei Centers ou, em casos em que isso é impossível, solicita assistência particular.
Para aprender a fazer o johrei, o interessado deve freqüentar os curso do Movimento Mundial Mokiti Okada, a partir do momento em que já esteja convicto de seu valor e esteja disposto a aplicá-lo nas pessoas que necessitam.

QUEM PRATICA

Os praticantes são chamados de ministrantes ou canalizadores, uma vez que funcionam como uma espécie de canal, ou o meio pelo qual a energia da fonte universal flui, através das mãos, até a pessoa que a recebe.

QUEM E ONDE SE PODE RECEBER JOHREI

Qualquer pessoa pode receber johrei inteiramente grátis em um dos inúmeros JHOREI CENTERS espalhados pelo país.

COMO É MINISTRADO

Uma sessão de johrei dura, geralmente, de 10 a 30 minutos. Dependendo da necessidade, o tempo pode ser prolongado. A distância entre o ministrante e a pessoa que recebe a energia é de 30 centímetros a um metro.
Inicialmente, o johrei é aplicado na parte frontal do recebedor, e depois nas costas. Também é importante saber que existem certos pontos para os quais a energia deve ser dirigida, como a cabeça, o pescoço, ombros, a parte superior das costas, os rins e a região inguinal.
Durante ou após o processo, geralmente ocor¬re uma alteração na tem¬peratura do corpo, tanto do ministrante quanto do recebedor. As pesquisas científicas indicam que isso acontece porque o sangue passa a circular melhor. Também foi verificada a ativação de ondas cerebrais alfa e a diminuição das ondas beta. As ondas beta prevalecem nas pessoas que se encontram estressadas ou nervosas, enquanto as alfa são detectadas quando as pessoas encontram-se em estados positivos de concentração e memória, o que acaba por produzir uma condição física e mental mais saudável.
As alterações de temperatura no corpo puderam ser registradas cientificamente por meio de termógrafos, que mediram a temperatura antes e depois do johrei ser ministrado. Conforme esses estudos demonstraram, também confirmados com os relatos das pessoas, houve um aumento da temperatura nas costas da pessoa, o que indicava uma ativação da circulação sanguínea na área.

COMO ATUA O JHOREI

Durante o processo, não apenas a saúde de quem recebe é melhorada, mas a do canalizador também, uma vez que o fluxo constante dessa energia concede às pessoas o desenvolvimento mais amplo de seu potencial humano. Essa energia estimula as capacidades inerentes a cada ser humano, despertando a força que até então se encontrava latente em seu corpo físico.
Dos resultados já comprovados cientificamente da prática do johrei, podem-se destacar os seguintes:

1- A mente e o corpo ficam mais relaxados; a circulação sanguínea melhora, aumentando a saúde do praticante;
2- Desenvolve-se uma predis¬posição maior em ser mais gentil e tolerante com as demais pessoas, o que inevitavelmente leva a uma melhoria considerável nas relações humanas, seja no lar, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar;
3- O praticante desenvolve sua capacidade de concentração e memorização, além de conseguir controlar melhor seus sentimentos, conseqüentemente adquirindo mais vivacidade nas atividades sociais, nos negócios, estudos ou esportes;
4- O praticante tem seu caráter aprimorado, ganhando mais confiança e podendo assumir posições de liderança com maior segurança.

CURA COMPROVADA

Existem inúmeros exemplos de como o johrei contribuiu para a recuperação de pessoas com doenças graves. Uma dessas pessoas, Alan Braun, de Los Angeles, EUA, contraiu o vírus HIV através do uso de drogas injetáveis. A AIDS desenvol¬veu-se a tal ponto que seu sistema imunológico enfraquecido o expôs a uma série de doenças e seu médico lhe disse que não havia esperança de cura para ele.
Braun ouviu falar do johrei por um amigo que passava pelo mesmo problema e resolveu receber as canalizações. “Minhas células T-4”, explica Alan, “que têm uma função muito importante no sistema imunológico, ficaram muito enfraquecidas. Eu tomava AZT como tratamento, mas o remédio tem como efeito colateral diminuir ainda mais a capacidade de atuação dessas células. No entanto, depois de seis meses recebendo johrei, a queda da capacidade das T-4 parou, e outros seis meses depois consegui passar a viver uma vida saudável novamente”.

PESQUISA CIENTÍFICA

O responsável pelos primeiros estudos foi o dr. ANDREW WEIL, da Universidade do Arizona, nos EUA. Além de ser um dos pesquisadores mais renomados do mundo na área da medicina, médico clínico e professor titular na Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, ele é autor da vários livros sobre o tema, em especial de “Por que as Pessoas se Curam?” premiado como a melhor publicação sobre saúde americana e a melhor obra sobre autotratamento médico.
Membro do Conselho de Pesquisas da Medicina Alternativa no combate ao câncer – órgão criado pelo Congresso Nacional dos EUA - Weil vem recebendo inúmeros prêmios por suas pesquisas e pelos resultados médicos.
Ele tem defendido a união de tratamentos médicos modernos com os tratamentos mais tradicionais, e sua procura por tratamentos alternativos aos da medicina convencional o levou a conhecer o Johrei, que considerou extremamente eficiente a ponto de apresentá-lo na Conferência de Medicina Holística, realizada nos EUA, como o “tratamento médico energético do futuro”.

AS CÉLULAS NK

O sistema imunológico humano possui células que o protegem de doenças. Um exemplo disso são as células T, que atacam os vírus, e as células B, que atacam bactérias que penetram no corpo. Durante algumas doenças essas células são destruídas e o corpo se torna incapaz de combater a doença. Em 1974, cientistas realizando pesquisas nos Estados Unidos descobriram um tipo especial de células presente em nosso sistema imunológico. Além de destruir vírus e bactérias, elas conseguem identificar células invasoras ou doentes, como as do câncer, e comandar os anticorpos no processo de destruição dessas células. Foram denominadas células NK, ou natural killer cells, e o ideal para o corpo humano é possuir um nível elevado delas, compondo assim a melhor defesa possível contras os organismos invasores. A descoberta do johrei, que pode ampliar o número de células NK, vem ao encontro de uma necessidade cada vez maior de combater os vírus e bactérias agressores do corpo humano por outros meios que não os até então utilizados. É comum hoje em dia, ouvir médicos e cientistas falando sobre a necessidade de evitar a prescrição indiscriminada de antibióticos. Independente do fato deles terem salvado milhões de vidas desde o início do século, hoje se sabe que esses medicamentos também provocam o aparecimento de bactérias resistentes, que se mostram imunes a qualquer tipo de tratamento. Assim, os tratamentos holísticos tendem a ganhar espaço e serem cada vez mais pesquisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário