segunda-feira, 1 de junho de 2009

MEISHU-SAMA SENHOR DA LUZ


Mokiti Okada 1882-1955 Mokiti Okada nasceu em Tóquio, Japão, em 23 de dezembro de 1882. Sua vida é caracterizada por três períodos bem distintos: de 1882 a 1919, que somam 37 anos de ateísmo confesso; de 1920 a 1926, tempo de profundas buscas espirituais; e de 1927 a 1955, período de pleno comprometimento com a Causa Divina. A fase materialista de Mokiti Okada marca a contínua superação, pelo esforço humano, dos infortúnios de sua vida. Muito pobre, doentio e excessivamente tímido na infância, a partir da adolescência os seus problemas vão sendo vencidos. Aos 25 anos, ele se torna um dos mais prósperos comerciantes de Tóquio, como proprietário da "Loja Okada – Atacadista de Objetos de Adorno", que comercializava bijuterias femininas, de sua criação, patenteadas em 10 países. Para tanto, foram importantes o espírito de busca e o senso de justiça e de honestidade que lhe eram inerentes, o apoio familiar e sua grande aptidão artística.Nesse período, os marcos principais da vida do jovem Okada são o estudo de pintura e "makiê"; o hábito de intensiva leitura, principalmente sobre filosofia, belas-artes e biografias de homens ilustres; a abertura de um armarinho, o "Korindô"; o casamento com Taka Aihara; e a instituição da Loja Okada. O sucesso material do próspero empresário começou a declinar entre 1919 e 1923, com a morte da esposa e das três filhas que tiveram, com a falência do banco que gerenciavaseus empreendimentos financeiros, a crise econômica mundial de 1920 e o terremoto de 1923, que devastou Tóquio.

Esses fatos o abalaram profundamente e o levaram à busca de Deus. Dois fatores foram muito importantes na fase de iniciação espiritualista de Mokiti Okada: o segundo casamento, com Yoshi Ota, e o ingresso do casal na"Oomoto Kyo", religião que prega a correção dos erros da humanidade e a criação do Mundo Ideal.Progressivamente, o proprietário da Loja Okada foi se desvinculando de seus negócios comerciais e se dedicou ao estudo sobre o Espírito Divino. Em 1926, Mokiti Okada se conscientizou de sua missão religiosa. Nesse mesmo ano,alcançou o estado que denominou "Kenshinjitsu", em que a pessoa toma conhecimento do caminho que a humanidade percorreu e irá percorrer e, além de evidenciar os erros do passado, é capaz de indicar o caminho para o futuro.


Nidai-Sama e Meishu-Sama

Em 1931, o Mestre apreendeu o fato de que a humanidade, seguindo o Plano de Deus, adentrava a fase de transiçãopara a Verdadeira Civilização, consubstanciada na trilogia Verdade-Bem-Belo, onde a saúde, a prosperidade e a paz prevalecerão entre os homens. Os anos que se seguiram foram preparativos para que, em 1º de janeiro de 1935, o Mestre fundasse a Igreja Messiânica Mundial, para o cumprimento dos propósitos divinos. Passa, então, a ter a denominação de Meishu-Sama, que significa Senhor da Luz. Mokiti Okada faleceu no dia 10 de fevereiro de 1955, em Atami. Foi sepultado em Hakone, sete dias depois. As milhares de pessoas que acompanharam seu funeral despediam-se, não somente do primeiro líder espiritual da Igreja Messiânica Mundial, mas também do antigo empresário de quem muitos guardavam as melhores lembranças, e daquele homem simples que, ao exercer seu ministério religioso,tornara-se filósofo, escritor, poeta, calígrafo, pintor, projetista de jardins e conjuntos arquitetônicos, colecionador de arte, fundador e diretor de museu, fundador e redator-chefe de jornal, preconizador da Agricultura Natural e inspirador do estilo Sanguetsu de Ikebana. Os feitos e as obras do Mestre Mokiti Okada visavam um único fim: levar as pessoas a serem felizes pela apreensão da Verdade, a prática do Bem e a manifestação do Belo no seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário